domingo, 19 de agosto de 2018




16 de Agosto de 2018

No dia 16/08/2018 foi realizado a apresentação do trabalho final do CC de universidade e sociedade. O objetivo do trabalho era mostrar um pouco sobre a UFSB e sobre os pensadores que “construíram” as universidades ao longo dos anos, em uma instituição comunitária. A ideia básica era mostrar os conteúdos que foram vistos no CC.

O espaço comunitário escolhido por mim e pelos meus colegas, foi o Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (CEEP). Onde por meio de um questionário disponibilizado pelo professor Rafael, que continham perguntas como: “Vai fazer o ENEM?”, “Já ouviu falar sobre a UFSB?”, foram distribuídos para os alunos do último ano dos seus cursos técnicos após a nossa apresentação a respeito dos tópicos de assuntos já citados.







domingo, 12 de agosto de 2018


06 de Agosto de 2018

Na aula dessa semana, o professor Rafael concluiu o último assunto do quadrimestre, com ênfase para os pensadores Pierre Lévy e Alain Coulon. Apesar de apresentarem algumas diferenças de pensamentos, ambos contribuíram para a formação dos modelos de universidade.

Pierre Lévy, é um filósofo, sociólogo e pesquisador em ciência da informação e da comunicação e estuda o impacto da Internet na sociedade, as humanidades digitais e o virtual. Suas pesquisas se concentram principalmente na área da cibernética. Com isso, tornou-se um dos maiores estudiosos sobre a Internet.

(Acesso em: https://www.fronteiras.com/conferencistas/pierre-levy)

Alain Coulon, por sua vez, é um sociólogo francês e professor da universidade de Paris. Seu pensamento mostra que o sucesso na universidade passa pela aprendizagem do ofício de estudante, que nada mais é que é um processo dividido em três etapas, o tempo do estranhamento, o tempo da aprendizagem e o tempo da afiliação.

(Acesso em: http://www.ufba.br/conferencia-com-dr-alain-coulon-sobre-etnometodologia)

terça-feira, 31 de julho de 2018



30 de Julho de 2018

Como eu disse na postagem anterior, o tempo para aprestar as metodologias de Anísio Teixeira e Boaventura de Sousa Santos não foi suficiente na aula passada, com isso, concluiu na aula dessa semana. Começamos o debate com o modelo anisiano, com destaque para seu modelo de universidade que busca a inclusão das classes que não são consideradas de elite e a quebra do padrão de universidade escolástica é clássica no Brasil, Anísio Teixeira influenciou não apenas o Brasil, mas sim universidade em países menos desenvolvidos.


( Acesso em: https://www.youtube.com/watch?v=ls-FoXhfM_Y )

Em um segundo momento da aula, o professor Rafael deu um tempo para estudarmos a respeito de Boaventura de Sousa Santos por meio de uma entrevista que ele tinha concedido, posteriormente o docente passou um vídeo em que Naomar de Almeida Filho, fala um pouco sobre a metodologia de Boaventura de Sousa Santos, com ênfase também para um modelo de inclusão das classes menos favorecidas e para a quebra dos padrões da universidade tradicionais por meio da epistemologia do sul.


Boaventura de Sousa Santos

( Acesso em: http://grupovioles.blogspot.com/2016/10/unb-recebe-boaventura-de-sousa-santos.htm )

23 de Julho de 2018

A aula dessa semana começou de modo diferente das que já foram ministrada até aqui. O professor começou com uma análise crítica a respeito do júri simulado que foi realizado na semana passada, ele destacou alguns pontos negativos como a vestimenta de alguns integrantes. Em um segundo momento, o docente passou vários vídeos a respeito da pedagogia do filósofo e educador Paulo Freire, abrindo assim uma discussão a respeito do tema.
Todavia, o professor percebeu que não daria tempo de apresentar o restante dos vídeos sobre Anísio Teixeira e Boaventura de Sousa Santos, deixando assim para a aula da semana que vem.


Paulo Freire

( Acesso em: https://kdfrases.com/autor/paulo-freire)



quarta-feira, 25 de julho de 2018


16 de Julho de 2018
Como foi dito na publicação passada, essa semana o professor iria iniciar um júri simulado, compostos pelos modelos de universidade ao longo do tempo (precursores, escolástica, clássica, vocacional, de pesquisa e social), a imprensa e o júri. Foi uma aula bastante dinâmica e construtiva para o meu aprendizado. Meu grupo ficou responsável por representar o modelo de universidade clássico, que não foi bem um modelo de universidade, mas sim um período de transição entre o modelo escolástico e o modelo vocacional. Foi um período marcado pelo forte poder da igreja, principalmente o poder do cisma anglicano, que ainda era a base de estudo da época.

Em um segundo momento, o professor Rafael concluiu a aula número 6, que tinha como tema: “O Projeto Político Pedagógico da UFSB”, com destaque para a forma inclusiva da universidade em destaque. Concluindo assim uma parte dos assuntos do componente curricular.



Imagem retirada de: http://lsnarede.blogspot.com/2014/04/juri-simulado.html


quinta-feira, 12 de julho de 2018


09 de Julho de 2018

Na aula dessa semana houve a continuação da aula passada, onde foi concluído o pensamento do professor e ex-reitor da UFSB Naomar de Almeida, no qual foi trabalhado o seu livro em parceria Fernando Santos, chamado "A quarta missão da Universidade", onde o próprio título já diz, discutia sobre as funções e as missões da universidade sobre a sociedade.

(Acesso em:https://www.saraiva.com.br/a-quarta-missao-da-universidade-internacionalizacao-universitaria-na-sociedade-do-conhecimento-4579824.html)


Após esse momento, o professor Rafael explicou um pouco sobre o trabalho que apresentaremos na semana que vem, no qual aduzirá um formato de júri simulado, com destaque para a apresentação dos modelos das universidades ao longo das décadas. Outro ponto que eu achei bastante interessante foi quando o docente mostrou a origem do símbolo da UFSB que é derivado de duas arvores importantes para a região e para o país que é a flor do cacau e a flor do pau-brasil.



                   
                         
                                     
 

25 de Junho de 2018

Nessa terceira semana de aula, houve a continuação dos assuntos da aula passada, que era a função e finalidade da universidade, onde o professor Rafael passou o modelo da UFSB, com destaques para sua forma de “quebrar” com o modelo padrão de universidade construído ao longo das décadas pela sociedade. Um ponto que eu achei bastante interessante, foi pelo fato de ser um modelo que oferece mais liberdade para o discente, como por exemplo a escolha dos componentes curriculares, quebrando assim uma alienação das instituições superiores tradicionais.

Outro momento da aula, foi quando foi passado um vídeo bem autoexplicativo sobre uma linha do tempo das universidades, ministrada pelo professor e ex-reitor da UFSB Naomar de Almeida. Onde no final do vídeo ele falava um pouco a respeito UFSB.









18 de Junho de 2018

 No dia 18/06/2018 na aula de Universidade e Sociedade o professor iniciou um assunto bastante interessante, onde abordava a função e a finalidade da universidade, com ênfase em alguns tópicos como: Conceitos e expectativas com o ensino superior na antiguidade e na atualidade, onde na sua apresentação ele mostrava os sete preconceitos antigos sobre educação superior, com destaque para a falta de acessibilidade para as classes menos favorecidas. Contudo, a realidades das instituições superiores tanto privada quanto a publica são bastantes diferentes nos dias atuais, o ingresso das classes que não são consideradas de elite, ficou de certa forma mais acessível por meio de auxílios que o governo junto com algumas instituições privadas proporcionam para esses alunos, esse fato pôde ser observado nos gráficos de pesquisas mostrado pelo docente na sala de aula. Em outro momento da aula que eu achei bastante interessante foi quando o professor destacou algumas diferenças entre universidade, faculdade e centro universitário, assuntos esse que são bastantes confundidos nos dias atuais



(Acesso em: http://www.direitodoestado.com.br/noticias/stj-informa-o-risco-dos-atalhos-no-caminho-para-a-universidade)